Katy Perry




Katy Perry (nascida Katheryn Elizabeth Hudson, Santa Bárbara, 25 de outubro de 1984) é uma cantora e compositora norte-americana. Filha de um casal de pastores evangélicos, quando era criança cantava em igrejas, chegando a lançar um álbum de música gospel em 2001, intitulado Katy Hudson, gravado pela Red Hill Records; mas posteriormente fixou-se na música pop e pop rock, estilos que vêm sido trabalhado por Perry desde 2004.
Após assinar com a Island Def Jam Records em 2004, a cantora conheceu Glen Ballard, e junto a ele compôs e produziu um novo álbum de estúdio, (A) Katy Perry, mas que foram cancelados também.[8] Em 2005, assinou um contrato com a Columbia Records e gravou um álbum de estúdio intitulado The Matrix junto ao grupo The Matrix, que já haviam trabalhado com Britney Spears, Avril Lavigne e Korn. Apesar de chegar a lançar o videoclipe da canção "Broken", o álbum não foi lançado. Em 2006, ela participou do single da banda gospel P.O.D, "Goodbye for Now, mas não prosseguiu com o gospel.


Familia :

Katheryn Elizabeth Hudson nasceu no dia 25 de outubro de 1984 em Santa Bárbara, Califórnia, filha de um casal de pastores evangélicos — Keith e Mary Hudson. Em entrevista ao jornal Metro International, Katy relatou possuir ascendência portuguesa por parte de sua mãe. Ela possui dois irmãos, um mais novo e uma mais velha e é sobrinha do cineasta Frank Perry e da roteirista Eleanor Perry, ambos falecidos irmãos de Mary Hudson. Quando criança, escutava apenas músicas gospel, pois era proibida de ouvir canções de outros estilos musicais, que eram chamados de "músicas seculares" por seus pais. Como filha de pastores, participava de escolas dominicais, acampamentos religiosos e chegou a fazer aulas de dança em um salão em Santa Barbara, onde aprendeu a dançar swing, Lindy Hop e jitterbug. Segundo a cantora, ela competia musicalmente com sua irmã mais velha porque queria "copiar sua irmã e tudo o que ela fazia" e devido a isso, praticava seu canto com fitas cassetes, que eram frequentemente roubadas por Katy para treinar. Ela performou para seus pais e eles sugeriram que ela tivesse aulas de canto. Durante um certo período, Katy cantava publicamente em restaurantes e reuniões familiares.


Carreira :

Durante um curto espaço de tempo, Perry trabalhou na empresa independente de A&R, conhecida como Táxi Music, como crítica musical. Ela conheceu Jason Flom, ex-presidente da Capitol Records, e, graças a ele, assinou com a então gravadora. Em entrevista, Flom havia intitulado a cantora de "aventureira musical" e completou dizendo que "ela é exatamente o tipo de artista que a Capitol Records precisa, com uma personalidade e estilo únicos que a definem como a estrela da próxima geração".[37] Perry assinou contrato na primavera de 2007, ganhou a liberdade e a autonomia que sempre quis e conheceu alguns produtores musicais como Dr. Luke.[38]

Seu primeiro álbum de estúdio começou a ser gravado durante 2007, mas a Capitol Records decidiu lançar primeiro o EP digital chamado "Ur So Gay" com a intenção de introduzir a cantora no mercado musical. Lançado em novembro do mesmo ano, o EP teve um bom desempenho na internet logo após Madonna elogiar a canção nas rádios norte-americanas KISS-FM e KRQQ. Perry começou a aparecer na televisão e nas rádios, mas desde então tem sido criticada pelo EP — que compara o estilo emo ao homossexualismo — que foi interpretado como homofóbico. Em 10 de março de 2008, ela foi convidada para aparecer em um episódio do programa Wildfire do canal norte-americano ABC Family. Em abril de 2008, ela participou de um show onde fez dueto com o cantora Ferras na canção de gênero balada-romântica "Rush"
Com seu álbum próximo ao lançamento, a Capitol Records lançou em 6 de maio de 2008 o primeiro single da cantora, "I Kissed a Girl"; a canção tornou-se polêmica mundialmente por tratar o tema homossexualismo lésbico. Em entrevista à revista norte-americana Steppin' Out, a cantora revelou que a canção foi inspirada na atriz Scarlett Johansson, idéia que partiu de uma conversa com seu ex-namorado Travis McCoy. Mais tarde revelou que a verdadeira inspiração foi sua amiga de infância, que tinha "brilho labial de cereja", trecho da canção. Apesar do contexto musical, Perry é heterossexual e, devido a isso, tem sido fortemente criticada pelos homossexuais — que crêem que a cantora usou a canção para ganhar dinheiro e não pela causa homossexual — e pelos moralistas — que afirmam que a canção induz as garotas ao caminho lésbico. Segundo o site E! Online, a cantora estaria cotada para beijar a atriz Lindsay Lohan em uma performance na cerimônia do MTV Video Music Awards, que iria ao ar em setembro do mesmo ano. O single foi um sucesso mundial, alcançando o topo das paradas musicais do Australia Singles Top 50, Canada Singles Top 100, Germany Top 100 Singles, Ireland Singles Top 50, Japan Singles Top 100, Swiss Singles Top 100, UK Singles Top 75 e US Singles Top 100. A cantora criou uma grande polêmica ao leiloar um molde de seus seios, mas que visava arrecadar fundos contra o câncer.


Filmografia :

AnoFilmePersonagem
2010Get Him to the GreekEla mesma
2011The SmurfsSmurfette



Assinatura da Katy Perry :

KATY'S signature.svg



Fonte : Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário